Terra de Noel.
Vila Isabel é um dos bairros mais famosos da cidade do Rio de Janeiro e, de acordo com pesquisadores, historiadores e estudiosos, é considerado o primeiro bairro projetado do município.
A região é berço do samba carioca e carrega muitas histórias e boemia por suas ruas. O bairro tem como uma curiosidade o fato de ser feito com base na cidade de Paris, na França.
Oficialmente fundado em janeiro de 1872, Vila Isabel surgiu devido à uma iniciativa de João Batista Viana Drummond (Barão de Drummond), que comprou as terras da Imperial Quinta do Macaco em 1871.
O projeto arquitetônico do bairro se deu por conta de Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, discípulo de Grandjean de Montign, que se inspirou na cidade de Paris para construir a região.
Também vale mencionar que o bairro teve suas ruas e avenidas batizadas com nomes de personagens da história considerados abolicionistas notáveis, sendo que o próprio “Vila Isabel” se deu em homenagem à Princesa Isabel, responsável pela assinatura da Lei Áurea.
Alguns anos mais tarde, em 1875, Vila ganhou bondes movidos a animais, o que ligava o bairro ao centro do Rio de Janeiro.
Após esse período, o crescimento foi exponencial, principalmente com a criação de fábricas e outros complexos comerciais. No entanto, o destaque vai para a construção do primeiro zoológico do Brasil. Ele funcionou na região por muitos anos, mas acabou fechando em 1949.
Alguns acreditam, até, que o famoso Jogo do Bicho foi originado com esse zoo, pois o ticket de entrada vinha com uma numeração e a imagem de um animal.
Hoje, o local onde ficava o Zoológico do Vila Isabel se transformou no Parque Recanto do Trovador, uma área de lazer que recebe a população local e os visitantes com eventos ao ar livre e muito contato com a natureza.
Com uma atmosfera bem residencial, a infraestrutura do bairro Vila Isabel comporta inúmeros empreendimentos comerciais e serviços de diferentes tipos. Afinal, para garantir a qualidade de vida dos moradores da região, é necessário atender às suas necessidades de compras e do cotidiano.
Pelas ruas, encontram-se supermercados, padarias, farmácias, lojas de distintos segmentos e até polos de universidades.
Isso tudo veio como um complemento moderno para as antigas casas de comércio da região, que marcaram época após a inauguração do bairro e ainda seguem contando um pouco da história local.
A vizinhança também é um ponto positivo para quem mora na região, com muita natureza ao redor, praças arborizadas e tranquilidade.
No quesito mobilidade, o bairro é próximo de diversas localidades do Rio de Janeiro. Além disso, oferece linhas de ônibus e metrô para os trajetos mais longos. Para ir até o centro da cidade, por exemplo, basta procurar por um ônibus que realize essa conexão.
Os pontos turísticos e atrativos de Vila Isabel foram se reinventando com o passar do tempo, mas algumas tradições nunca morrem, não é mesmo? Estamos falando do combo samba + poesia + boemia.
Por ter histórico de personalidades do samba e da poesia na região, um dos pontos mais conhecidos do bairro é a estátua em tamanho natural de Noel Rosa, sentado em uma mesa sendo atendido por um garçom. O monumento está localizado bem na entrada de Vila Isabel.
Nesse contexto, também há as calçadas musicais, com pedras portuguesas desenhando partituras de músicas famosas brasileiras. A ideia surgiu no IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, a fim de homenagear os compositores locais, e está no Boulevard 28 de Setembro.
Essas calçadas começam na Praça Maracanã e terminam na Praça Barão de Drummond, trazendo à tona músicas como “Cidade Maravilhosa”, “Linda Morena”, “O Abre Alas” e “Aquarela do Brasil”.
Outro grande atrativo é a sede da Escola de Samba Vila Isabel, fundada em 1946, também localizada no Boulevard 28 de Setembro. Ela se consagrou definitivamente em 1988 e, desde então, vem se mantendo como uma das escolas de samba mais famosas no Rio de Janeiro.
Já para os amantes de gastronomia, a Rua dos Artistas traz uma variedade de restaurantes e bares que servem desde pastéis até pratos mais sofisticados.
Por sua vez, o Quadrilátero do Álcool tem quatro bares, um em cada esquina das rua Visconde de Abaeté e Torres Homem. Os pubs mais conhecidos da região se encontram nesse pólo gastronômico.
Tire um tempinho para conhecer essa região e, de quebra, descobrir as vantagens da Grande Tijuca. Essa é uma região que vem conquistando cada vez mais admiradores e turistas que passam por seus bairros.