facebook_pixel

Não Há Nada Igual


O Recreio dos Bandeirantes é um bairro da Zona Oeste Carioca com mais de 30.000 km² e mais de 82.000 habitantes. Ele faz divisa com Barra de Guaratiba, Grumari, Guaratiba, Barra da Tijuca e o oceano. É uma região muito conhecida por suas praias e pela consciência ambiental. Seus sub-bairros são Barra Bonita, Pontal Oceânico e Reserva Américas.

O Recreio faz parte da região administrativa da Barra da Tijuca. Tem grande potencial de desenvolvimento e valorização por metro quadrado, como se tem notado nos últimos anos, inclusive pelo aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Ele atrai moradores de classe média a alta - incluindo os emergentes - que buscam tanto a qualidade de vida e como a fuga da saturação dos outros bairros nobres da Cidade.

Originalmente era uma região isolada, arenosa, pantanosa, de restinga. Porém, nos anos 50 surgiu um projeto de urbanização prevendo a integração ambiental e comunitária, de modo a viabilizar a habitação preservando-se as principais características do local: com praças e parques de floresta nativa. Assim, iniciaram-se as vendas de lotes desmembrados, denominados gleba B,  perto da Pedra do Pontal. Posteriormente, vieram as glebas B e C.

O bairro vinha se desenvolvendo lentamente até os anos 90: nessa década foi implementado o abastecimento de água ostensivo, ao passo que eram inaugurados vários empreendimentos de grande porte, como o Recreio Shopping. Nos anos 2000, a pavimentação das ruas e o saneamento em larga escala foi um grande passo para atrair novos moradores, o que tornou o tráfego intenso. Nesse período foram inauguradas novas vias de acesso como o Túnel da Grota Funda (com pouco mais de 1 km de extensão, ligando Guaratiba ao Recreio e à Vargem Grande) e o Viaduto Orlando Raso (com 250m de extensão em cada sentido, construído para a circulação dos BRT's TransOeste). A realização dos Jogos Olímpicos de Verão, em 2016, foi o grande evento impulsionador desse avanço.

O projeto urbanístico é bem diferenciado: a maioria dos prédios tem poucos pavimentos - à exceção da Barra Bonita, na Gleba C; as grandes avenidas são também as principais vias, com várias ruas paralelas a ela, e atravessadas perpendicularmente por várias ruas secundárias.

Quanto a transporte, o automóvel é o principal meio de locomoção. A região conta ainda com a linha BRT TransOeste (ela é conectada à TransCarioca e à linha verde do metrô) e outras linhas de ônibus diretamente para o Centro, Jacarepaguá e a Barra da Tijuca. É uma região de muito comércio e serviços locais, várias agências bancárias e instituições de ensino (MV1, Uninter, Ícaro, Recreio Christian School, CIEI, Centro Educacional Viva, Colégio Notre Dame, FISK, Wizard, CNA,etc.).

As maiores atrações em Recreio dos Bandeirantes está em seus quase 8 km de litoral: para você que ama surf, futevôlei, vôlei, corrida, caminhada, tira-gostos nos quiosques da orla ou tão somente pegar um bronzeado, suas opções são: Prainha, Secreto, Macumba, Pontal, Recreio e Reserva, que são praias de águas limpas, reservadas e bem mais bonitas que a média da Cidade. Além disso, 30% de toda a extensão da Praia da Reserva localiza-se em áreas contíguas ao bairro.

Lugares interessantes: as praias (obviamente); Museu Casa do Pontal (Estrada do Pontal, 3295); Parque Natural Chico Mendes, com suas trilhas e viveiros de animais (Avenida Jarbas de Carvalho); Mirante do Caeté; Pólo Gastronômico de Vargem Grande (Estrada dos Bandeirantes); Natural do Recreio(Av. Aílton Henrique da Costa, 459), e Fica a Dica Gastronomia (Rua Professora Luiza Nogueira Gonçalves, 350). Para os baladeiros, Balada Mix, no Recreio Shopping.

 

Fontes: Wikipedia / Diário do Rio / portal Odebrecht / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Trip Advisor / portal Conhecendo Museus / Google

Terreno Multifamiliar à venda