Eu Amo o Méier!


Augusto Duque Estrada Meyer foi um português de origem alemã e um dos homens mais ricos do Rio de Janeiro no final do século XVIII, dono de várias terras que lhe foram presenteadas pelo então Imperador D. Pedro II. Essas terras, aonde funcionaram vários engenhos de cana-de-açúcar, hoje constituem o bairro do Méier.

O "Grande Méier" hoje é um bairro de classe média que atingiu o pico do crescimento demográfico e comercial ainda nos anos 50. Um dos primeiros shopping centers do País, o Shopping do Méier, foi inaugurado uma década depois, e hoje em dia atrai consumidores de vários bairros da Cidade. Supermercados, agências bancárias, hortifruti, padarias, clínicas, hospitais, escolas e outros serviços não faltam. As principais ruas comerciais são a Dias da Cruz, centro do burburinho comercial, e a Pedro de Carvalho. Suas ruas transversais são tipicamente residenciais. É um bairro aonde se pode encontrar casarões em frente de rua, casas de vila e edifícios de todos os tamanhos.

Na área educacional, destacam-se os tradicionais colégios Imaculado Coração de Maria (fundado em 1914) e o Metropolitano (fundado em 1932), este atualmente com três unidades no bairro. Ainda conta com as escolas Estaduais Antônio Houaiss,  Central do Brasil e o Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto; além da Escola Municipal República do Peru. Das universidades, destaca-se a Cândido Mendes, com cursos de bacharelado, pós graduação, mestrado e doutorado. E você ainda conta com duas filiais da escola Cultura Inglesa.

Os hospitais mais conhecidos são o Municipal Salgado Filho, fundado em 1920, o Pasteur, inaugurado em 2005, o Prontobaby e o Hospital de Olhos, além do conhecido PAM do Méier (Centro Municipal de Saúde Cesar Pernetta)

O trem é o principal meio de transporte. O bairro também conta com dois terminais rodoviários.

O Méier é um dos bairros com melhor índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As áreas cultural e de lazer contam com cinemas, os Pólos Gastronômicos do Alto e do Baixo Méier, o Centro Cultural João Nogueira, antigo Cine Imperator, e o centenário Sport Club Mackenzie, que oferece aos moradores variados tipos de lazer, eventos e esporte. Aos domingos e feriados a Rua Dias da Cruz se transforma em área de lazer. Entre oito e dezoito horas,  o horário de lazer vai desde as Ruas Hermengarda / Ana Barbosa até as Ruas Magalhães Couto / Dona Claudina. Com o desvio dos ônibus da Rua Dias da Cruz, o trafego de veículos fica reduzido entre a travessa Comendador Filips e Rua Dona Claudina.

Ao longo dos anos a Praça Jardim do Méier foi palco para eventos diversos de shows e gastronomia. O seu coreto foi fundado em maio de 1919, e desde 1995 é um monumento tombado pelo Estado do Rio de Janeiro. E uma curiosidade: foi nele que, nos anos 70, o jovem Edir Macedo, fundador e hoje bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, fez suas primeiras pregações.

Alguns famosos que moraram no bairro: Adriana Esteves (atriz), João Nogueira (cantor), Fátima Bernardes (jornalista), Lima Barreto (escritor), Marcelo Falcão (vocalista da banda o Rappa), Seu Jorge (cantor), Millor Fernandes (escritor), O Rei Roberto Carlos (cantor), Taís Araújo (atriz), Juliana Alves (atriz), Denise Fraga (atriz), Fernanda Montenegro (atriz).

Quem vive no Méier ama o Méier!

 

Fontes: Inventário dos Monumentos / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Wikipedia / portal Sou Méier

Apartamento à venda

Ótima localização! - Méier - apartamento À venda, novo, 2 quartos (suíte), vaga, a 5 minutos do Assaí Atacadista Dias da Cruz! - 1284 Ótima localização!

Méier - apartamento à venda, novo, 2 quartos (suíte), vaga, a 5 minutos do Assaí Atacadista Dias da Cruz!

Méier - Rio de Janeiro

Venda: R$380.000,00

Casa à venda

Casa duplex À venda no Méier - 774m2, 3 salas, 2 quartos (1 suíte), piscin, 6 vagas! - 1195

Casa duplex à venda no Méier - 774m2, 3 salas, 2 quartos (1 suíte), piscin, 6 vagas!

Méier - Rio de Janeiro

Venda: R$1.500.000,00