facebook_pixel

Ipanema do Subúrbio?


Vila Valqueire é um bairro da Zona Oeste carioca com mais de 32.000 habitantes e mais de 4 km². Ele faz divisa com Praça Seca, Tanque, Campo dos Afonsos, Jardim Sulacap, Bento Ribeiro, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz e Campinho, e por ser habitado por pessoas de classe média alta é considerado nobre.

A origem do nome tem duas versões: a primeira conta que, ainda no século XIII, os engenhos eram identificados por números romanos; e essa região seria conhecida como Engenho 5º Alqueire, ou seja, V Alqueire. A outra versão diz que o nome do bairro veio em função de Antonio Fernandes Valqueire, então proprietário do Engenho Valqueire, cujas ruínas existem até hoje. De qualquer modo, após a morte de um dos seus últimos ocupantes, Francisco Teles, avô materno de Geremário Dantas (esse nome batiza uma rua em Jacarepaguá, lembra?), seus herdeiros teriam contratado uma imobiliária para lotear e abrir vias e logradouros pelas terras. Cada lote recebeu um nome de flor; e daí os nomes das suas várias ruas. De qualquer modo, o local se chama Vila Valqueire porque muitas regiões, nessas épocas, eram precedidas palavra "vila".

Este é um bairro tipicamente de casas, muitas delas com piscina, apesar das muitas construções verticais nos últimos anos. Muitas ruas e acessos foram fechados, formando "condomínios" com segurança e portaria 24 horas. Sua via principal é a Estrada Intendente Magalhães, repleta de comércio - especialmente o de automóveis e peças -  agências bancárias e serviços diversos. Além disso, conta com duas praças: a do Valqueire e a Saiqui. Dentre as instituições de ensino, há o Colégio Pentágono (o mais tradicional da região); a Elite Rede de Ensino (Avenida Jambeiro); a Sociedade Educacional Recreio (Rua Poços de Caldas) e o CEFRAM (Rua Luiz Beltrão), além das escolas de idiomas como Wizard, CNA, Cultura Inglesa e CCAA.

A região conta com várias linhas de ônibus para as zonas Sul, Norte, Centro e até Niterói, muitas delas saindo do Terminal Sulacap, nas imediações da Vila Militar. Próximo dali está a estação BRT TransOeste Sulacap, que leva à Barra e ao Recreio dos Bandeirantes.

Para os amantes de bons pratos, seguem as dicas: Resenha Bar & Grill e Bar Sheriff (Estrada Intendente Magalhães); Asa Rio e Malz Craft Burgers (Rua das Camélias); Demas & Divas (Rua das Rosas); Restaurante Katmandu (Rua Jambeiro); e Confeitaria Boca de Anjo (Praça Saiqui).

Centros de Saúde: Hospital Estadual da Criança e Cemol (Rua Luiz Beltrão), Hospital Memorial Urmed (Rua Jambeiro) e Hospital da Aeronáutica dos Afonsos.

Mercados: Guanabara (Estrada Intendente Magalhães); Mercado Valqueire (Rua Luiz Beltrão); Flaviense (Rua Quiririm).

E se você está se perguntando cadê o shopping, tem shopping, sim! - Shopping Center Point Valqueire, na Rua Luiz Beltrão. E se quiser dar um pulinho domingo na feira livre da Rua Jambeiros, pode chegar.

Locais interessantes: Igreja de São Roque (Rua Namur); Santuário da Divina Misericórdia (Rua Divina Misericórdia); Museu Aeroespacial (Av. Marechal Fontenelle, 1000); Serra do Valqueire.

 

Fontes: Wikipedia / Moovit / Google

Casa em Condomínio à venda